sexta-feira, 24 de maio de 2013

Debutante - Festa de 15 anos

Oi Pessoal,

Vocês sabiam que antigamente os Bailes de Debutantes tinham um significado especial?

Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

Ilustração de Harrison Fisher, de The Princess Elopes por Harold MacGrath
Isso mesmo, o baile de debutantes era um rito de passagem ao qual as jovens eram submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completavam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

A partir do seu "début", a jovem moça passava a freqüentar reuniões sociais, a utilizar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. 

Normalmente, na recepcão dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Após a Revolução Francesa de 1789, pois as famílias nobres em fuga da guerra civil viram-se obrigadas a migrar para colônias européias, como Estados Unidos e Brasil. Por aqui, os bailes de debutantes literalmente “ferveram” na década de 50 do século passado, com direito a espaço em colunas sociais e concursos de todos os tipos.


Nesta mesma época, as famílias passaram a realizar os bailes de debutantes em conjunto com outras debutantes. Para economizar, reuniam-se em clubes, igrejas e hotéis, onde várias meninas com 15 anos eram apresentadas à sociedade da época de uma só vez.

Na década de 80, as debutantes passaram a preferir viagens e presentes, deixando o baile em segundo plano nos seus anseios de 15 anos, um pouco por acreditarem estar fora de moda, mas principalmente por razões econômicas em épocas de dinheiro escasso e a inflação que se mostrava sem controle nesta década.

A partir da metade dos anos 90, com a economia estabilizada, os bailes de debutantes tradicionais voltaram com força total e não pararam mais de crescer em criatividade e número de profissionais especializados neste tipo de evento. Hoje podemos conferir festas deslumbrantes que conseguem unir tradição e estilo próprio em uma explosão de cores, sabores e muita alegria em verdadeiras baladas de debutantes, seja ela tradicional ou moderna.


Na próxima edição do "Você Sabia?" iremos postar um resumo sobre os principais tópicos de uma cerimônia de debutante. Fiquem ligados!
Um grande Abraço


 Fontes: Wikipedia, Blog Debutantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossa equipe. Obrigada